miércoles, 29 de junio de 2016

Sexto domingo depois de Pentecotes

Pregação: Sexto domingo depois de Pentecoste

Próprio 8-Tempo comum 13

26 de junho de 16


No evangelho de hoje nós vimos Jesus a caminho para Jerusalém, já estava próximo seu tempo de ir ao céu, já seu trabalho na terra está quase pronto. Os Israelitas e os Samaritanos eram povos inimigos, os israelitas achavam que ele era um povo impuro porque no exilio receberam pessoas de diferentes raças e se mesclaram com elas porem eles achavam que este povo não era digno da presença de Deus, não eram bem-vindo no judaísmo. Jesus sendo judio conhecia isto, mas ele quis passar por o povoado dos samaritanos conhecido como Samaria. Eu vejo isto como uma provocação a o que ia acontecer, mas diante da leitura. Jesus queria romper com o preconceito, com aquela tradição e cultura boba de estes dos povos irmãos.

Jesus não foi bem recebido em Samaria, assim que ele continua seu caminho até outro povoado. Nesse caminhar Jesus conhecia muitas pessoas que queriam segui-lo. O primeiro disse para Jesus “eu te seguirei para onde fores”, mas Jesus falo para ele que em seu caminhar, nesta vida de amor ao próximo, de amor a Deus, de procurar um reino de justiça e paz não havia estabilidade. Ele não podia oferecer aqueles que o seguiam comodidades, comida, riquezas etc. Ele não tinha nada que oferecer que só a palavra de salvação, a vida eternar e o perdão dos pecados.

Outro também quis seguir a Jesus, então ele disse “siga-me” mas ele respondeu “deixa primeiro que eu vá a sepultar meu pai”. Os teólogos que dedicam todo seu tempo ao estudo da palavra de Deus falam que a palavra “sepultar” também queria dizer cuidar ao familiar até que ele morresse, mas seguir a Jesus caros irmãos e irmãs precisa de um compromisso sincero de coração e é o que a palavra de Deus quere hoje nós dizer. A comodidade não é parte da vida cristã, na vida cristã precisa de seu esforço, é fácil ficar em casa enviar mensagem bonitos no facebook, mas Deus precisa de discipulados, Deus precisa de um apostolado na rua, precisa de nós com o povo, falando do amor, da misericórdia, do reino de Justiça, de paz, de igualdade de todos os filhos e filhas de Deus. A palavra de Deus fala “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta (Tiago 2:17) ”.

Por último outro deles quer seguir a Jesus, mas primeiro quere se despedir de sus familiares. Isto e um pedido razoável, mas Jesus responde “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus”. Jesus não está sendo insensível com o povo, mas uma vez mais quere demostrar o alto nível de compromisso que o cristão precisa ter na vida para segui-lo. Mas além disso a palavra nos fala de seguir adiante, seguir esquecendo o passado. Quando somos chamados a ser parte da vida cristã por meio do batismo somos nascidos a uma vida nova, as coisas passadas já não existem mais. Agora temos uma vida nova, donde temos que aprender a perdoar, a entregar nosso coração sincero ao Senhor. Não podemos continuar vivendo no passado e tempo de pôr nas mãos no arado e olhar para adiante, olhar, mas também caminhar, não podemos ficar quietos neste mundo de indiferenças e injustiças.

Eu mesmo sei que seguir a Jesus é difícil, que o caminho na vida cristã está cheio de obstáculos. Eu larguei minha família, amigos, irmãos e irmãs da igreja e de meu seminário para seguir a Jesus. Vim ao Brasil um país donde eu não conhecia a cultura, a língua, a fé de povo etc., mas eu fui chamado por Jesus. Vocês dirão, mas ele decidiu vir- e eu respondendo para você que você tem razão, eu decidir vir respondo ao chamado que Jesus me fiz na minha vida de segui-lo. Mas meus queridos irmãos e irmãs hoje eu tenho que dizer-lhe que vocês também foram chamados.

Vocês foram chamados a seguir a Jesus em seu caminhar, é momento de sair a caminhar com ele. Você tem que estudar, eu também tenho, você tem que trabalhar, eu também tenho, você tem família eu também tenho. Cada um de nós temos compromisso, mas nossa fé nos chama, Jesus nos chama. Ouçamos sua palavra de hoje, reflexionemos sob ela, ser cristão não e só assistir à missa domingo, ser cristão significa caminhar junto da mão de Jesus, ser profeta significar deixar as comodidades, a preguiça e trabalhar para o povo de Deus e como ele procurando os valores do Reino de justiça.

Peça a Deus, coragem, ousadia, fé, esperança e discernimento para seguir seu caminho. Eu momento de deixar o facebook e tudo aquilo que interfere com nossas vidas para acompanhar e partilhar com aquele povo que está lá fora e que precisa de nosso amor e nossa fé em Cristo. Para isso fomos chamados seguir a Jesus no momento do batismo, e que confirmamos em nosso dia de crisma e é por isso que se lê chama confirmação, confirmação a esse compromisso de seguir a Jesus.


Que Deus nos abençoe e nós guarde hoje e sempre. Âmen! 

Autor: Bryan A. Vélez García
Misionero de Young Adult Services Corp
Seminarista- Diocesis de Puerto Rico de la Iglesia Episcopal 

Estuve bastante nervioso pues era mi primera vez dirigiendome a la comunidad en un sermon. Leer la biblia, realizar la exegesis e hermeneutica para luego traduzir es un gran pero hermoso trabajo. Actualmente esta en portugues pues lo hice directo, espero pronto realizar la traducción al español para que todos puedan entender mejor. A los brasileños que me leen le pido disculpa por algunos errores ortograficos pero ha sido un gran reto en 5 meses intentar hablar un portugues  fluido.                                  

domingo, 26 de junio de 2016

Actualidad



¡Hola a todos!

YAScers Latino America
Hace mucho que no paso por aquí ¿verdad? ha pasado muchas cosas desde la última vez que entre aquí, una de ella fue que en mayo estuve en mi amado Puerto Rico. Si pasamos todos los YASCers de latino américa (Brasil, Costa Rica, Haití, Panamá, El Salvador, Honduras) una semana en la ciudad de Ponce donde se llevó a cabo la conferencia de GEMN (Global Episcopal Mission Network). La misma fue magnifica, conocimos muchos misioneros de la Iglesia Episcopal de todo el mundo donde pudimos compartir nuestras experiencias y aprender nuevas herramientas para seguir en nuestra misión.

Contamos con magníficos conferenciantes muchos de ellos oficiales de la Iglesia Episcopal (The Episcopal Church TEC) que nos ayudaron en este proceso y que cuenta con una vasta experiencia en el campo misionero. Además contamos con la presencia de nuestro obispo presidente y primado de la Iglesia Episcopal Michael Curry que nos acompañó durante toda la actividad y nos deleitó con una magnifica palestra sobre su novedoso concepto del “Movimiento de Jesús”. También estuvieron presentes los algunos de los obispos de la IX provincia de la Iglesia Episcopal (Honduras, República Dominicana, Puerto Rico, Colombia, Ecuador Central y Ecuador Litoral). La verdad que todo lo que aconteció en este lugar fue una gran experiencia, le doy gracias a Dios por permitirme asistir a la misma, a YASC y a mis compañeros por tan agradable tiempo.
Misioneros de la Iglesia Episcopal para Brasil junto al Obispo Primado



Izq. a Der: Obispo Michael Curry, Bryan Velez, Misionero en Rio de Janiero y el Obispo Wilfrido Ramos, Obispo de PR
En otros temas de actualidad de nuestra parroquia en Rio de Janeiro donde realizo mi misión ha habido algunos cambios. Luego de la conferencia de GEMN, a partir del primer domingo del mes de junio, el Rev. P. Luiz Coelho, rector interino, ya no está más con nosotros. El Rev. Luiz fue transferido a la Parroquia San Lucas en Botafogo, por el momento la parroquia no cuenta con un rector interino y está bajo el cuidado pastoral del obispo Filadelfo el cual delego la supervisión de la misma al Rev. Ariel Irrazábal, uno de los dos arcedianos que tienen la diócesis de Rio de Janeiro. 
La parroquia en un futuro próximo estará eligiendo su rector en propiedad, por el momento en la iglesia, los feligreses seguimos trabajando fuertes en los ministerios ya establecidos y encaminados los proyectos pendientes. Por este motivo se me pidió participar más de lleno en el área pastoral de la parroquia, y estoy muy alegre y grato con Dios por la oportunidad que me brinda cada día. Como algunos de ustedes saben soy seminarista y ministro laico en la diócesis de Puerto Rico por lo que ya tengo un conocimiento previo y una preparación para esto y estoy contento de poder colaborar en esta área. Aunque el idioma es un factor importante y difícil pues el portugués para aquellos que hablamos español es un poco difícil pronunciar correctamente esta todo caminando bien las clases que tomo durante la semana de portugués y la interacción con el pueblo me ha ayudado a mejorar poco a poco el portugués. Por el momento esto celebrando paraliturgias (Misa con dones ya consagrados) los miércoles ya que el Rev. Ariel no puede estar todas las semanas durante miércoles con nosotros. Siendo esta una celebración pequeña y sencilla es un tiempo de reflexión y que me llena de experiencias en el área pastoral en mi proceso de formación al sacerdocio. Ya queda poco para terminar un año de misión en Brasil, no se que Dios tendrá preparado para mi, pero lo que si se es estoy aprovechando cada oportunidad para Dios me esta ofreciendo para seguir creciendo en la fe y en formacion ministerial para cuando sea momento de volver a Puerto Rico poder aportar todo mi conocimiento adquirido en esta hermosa misión.



Pido como de costumbre sus oraciones por este su servidor, con la misión que realizamos aquí en Rio de Janeiro en nombre de la Iglesia Episcopal y por la Parroquia Santísima Trinidad de Méier, RJ. Además pido de ustedes las oraciones de todos y todas ustedes por la diócesis de Rio de Janeiro que espera durante el mes de septiembre elegir a un nuevo pastor y obispo que sucederá al obispo Filadelfo como guía de su pueblo en Rio de Janeiro y los estados donde la diócesis se extiende.