miércoles, 29 de junio de 2016

Sexto domingo depois de Pentecotes

Pregação: Sexto domingo depois de Pentecoste

Próprio 8-Tempo comum 13

26 de junho de 16


No evangelho de hoje nós vimos Jesus a caminho para Jerusalém, já estava próximo seu tempo de ir ao céu, já seu trabalho na terra está quase pronto. Os Israelitas e os Samaritanos eram povos inimigos, os israelitas achavam que ele era um povo impuro porque no exilio receberam pessoas de diferentes raças e se mesclaram com elas porem eles achavam que este povo não era digno da presença de Deus, não eram bem-vindo no judaísmo. Jesus sendo judio conhecia isto, mas ele quis passar por o povoado dos samaritanos conhecido como Samaria. Eu vejo isto como uma provocação a o que ia acontecer, mas diante da leitura. Jesus queria romper com o preconceito, com aquela tradição e cultura boba de estes dos povos irmãos.

Jesus não foi bem recebido em Samaria, assim que ele continua seu caminho até outro povoado. Nesse caminhar Jesus conhecia muitas pessoas que queriam segui-lo. O primeiro disse para Jesus “eu te seguirei para onde fores”, mas Jesus falo para ele que em seu caminhar, nesta vida de amor ao próximo, de amor a Deus, de procurar um reino de justiça e paz não havia estabilidade. Ele não podia oferecer aqueles que o seguiam comodidades, comida, riquezas etc. Ele não tinha nada que oferecer que só a palavra de salvação, a vida eternar e o perdão dos pecados.

Outro também quis seguir a Jesus, então ele disse “siga-me” mas ele respondeu “deixa primeiro que eu vá a sepultar meu pai”. Os teólogos que dedicam todo seu tempo ao estudo da palavra de Deus falam que a palavra “sepultar” também queria dizer cuidar ao familiar até que ele morresse, mas seguir a Jesus caros irmãos e irmãs precisa de um compromisso sincero de coração e é o que a palavra de Deus quere hoje nós dizer. A comodidade não é parte da vida cristã, na vida cristã precisa de seu esforço, é fácil ficar em casa enviar mensagem bonitos no facebook, mas Deus precisa de discipulados, Deus precisa de um apostolado na rua, precisa de nós com o povo, falando do amor, da misericórdia, do reino de Justiça, de paz, de igualdade de todos os filhos e filhas de Deus. A palavra de Deus fala “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta (Tiago 2:17) ”.

Por último outro deles quer seguir a Jesus, mas primeiro quere se despedir de sus familiares. Isto e um pedido razoável, mas Jesus responde “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus”. Jesus não está sendo insensível com o povo, mas uma vez mais quere demostrar o alto nível de compromisso que o cristão precisa ter na vida para segui-lo. Mas além disso a palavra nos fala de seguir adiante, seguir esquecendo o passado. Quando somos chamados a ser parte da vida cristã por meio do batismo somos nascidos a uma vida nova, as coisas passadas já não existem mais. Agora temos uma vida nova, donde temos que aprender a perdoar, a entregar nosso coração sincero ao Senhor. Não podemos continuar vivendo no passado e tempo de pôr nas mãos no arado e olhar para adiante, olhar, mas também caminhar, não podemos ficar quietos neste mundo de indiferenças e injustiças.

Eu mesmo sei que seguir a Jesus é difícil, que o caminho na vida cristã está cheio de obstáculos. Eu larguei minha família, amigos, irmãos e irmãs da igreja e de meu seminário para seguir a Jesus. Vim ao Brasil um país donde eu não conhecia a cultura, a língua, a fé de povo etc., mas eu fui chamado por Jesus. Vocês dirão, mas ele decidiu vir- e eu respondendo para você que você tem razão, eu decidir vir respondo ao chamado que Jesus me fiz na minha vida de segui-lo. Mas meus queridos irmãos e irmãs hoje eu tenho que dizer-lhe que vocês também foram chamados.

Vocês foram chamados a seguir a Jesus em seu caminhar, é momento de sair a caminhar com ele. Você tem que estudar, eu também tenho, você tem que trabalhar, eu também tenho, você tem família eu também tenho. Cada um de nós temos compromisso, mas nossa fé nos chama, Jesus nos chama. Ouçamos sua palavra de hoje, reflexionemos sob ela, ser cristão não e só assistir à missa domingo, ser cristão significa caminhar junto da mão de Jesus, ser profeta significar deixar as comodidades, a preguiça e trabalhar para o povo de Deus e como ele procurando os valores do Reino de justiça.

Peça a Deus, coragem, ousadia, fé, esperança e discernimento para seguir seu caminho. Eu momento de deixar o facebook e tudo aquilo que interfere com nossas vidas para acompanhar e partilhar com aquele povo que está lá fora e que precisa de nosso amor e nossa fé em Cristo. Para isso fomos chamados seguir a Jesus no momento do batismo, e que confirmamos em nosso dia de crisma e é por isso que se lê chama confirmação, confirmação a esse compromisso de seguir a Jesus.


Que Deus nos abençoe e nós guarde hoje e sempre. Âmen! 

Autor: Bryan A. Vélez García
Misionero de Young Adult Services Corp
Seminarista- Diocesis de Puerto Rico de la Iglesia Episcopal 

Estuve bastante nervioso pues era mi primera vez dirigiendome a la comunidad en un sermon. Leer la biblia, realizar la exegesis e hermeneutica para luego traduzir es un gran pero hermoso trabajo. Actualmente esta en portugues pues lo hice directo, espero pronto realizar la traducción al español para que todos puedan entender mejor. A los brasileños que me leen le pido disculpa por algunos errores ortograficos pero ha sido un gran reto en 5 meses intentar hablar un portugues  fluido.                                  

No hay comentarios.:

Publicar un comentario