jueves, 1 de septiembre de 2016

"Impeachment"

Sem dúvida alguma hoje é um dia triste para a história do povo brasileiro. Ninguém pode se sentir alegre por ver a seu vice-presidente assumir a presidência do pais. O povo espera que o vice-presidente que é eleito democraticamente junto ao presidente da república assume o poder por causas naturais como a morte ao uma doença que não permita ao presidente eleito nesse termino continuar suas funções constitucionais. Sem dúvidas é um dia triste para o Brasil, ninguém espera que seu presidente seja afastado do poder por causa da corrupção o pela causa de um crime estabelecido pela lei do país.

Mas ninguém está acima da lei, todas e todos cidadãos e iguais ante a lei. O fato de ser mulher, o fato de ser socialista, branco ao negro, democrata ao petista não nos faz diferentes. A lei e feita para estabelecer uma ordem e porem um progresso nas sociedades. Muitos falam de golpe, mas um golpe fora se as autoridades competentes deixaram que seus governantes ou qualquer cidadão violaram a lei e a constituição só porque um grupo das pessoas gostam dela o dele. A constituição de um país e as leis são feitas para ser cumpridas por cada um dos cidadãos, e o presidente é a pessoa principal de cumprir e fazer que se cumpram as leis e a constituição. Muitos até falam de racismo (contra uma pessoa branca), machismo e todos os ismo para justificar uma defensa de atos feitos contra lei por uma presidente no processo presidido no Senado Federal pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil nomeado pelo ex-presidente Lula da Silva como ministro no STF e pelos senadores e deputados que o povo brasileiro escolheu democraticamente como escolheu a Dilma e a Temer.

A verdade é que hoje e um dia triste para o povo brasileiro e para todos aqueles que acolhemos ao Brasil como nosso lar. Mas ainda é um dia que deve serve para nós os cidadãos para saber escolher a nossos governantes pela sua capacidade, suas ideias e pelo amor ao serviço do país, ao progresso e segurança de cada um de nos. É um dia de caminhar juntos para sacar da crise que o país vive. Eu não serei brasileiro pelo meu nascimento, mas sim pelo meu coração e amor ao povo brasileiro. E como residente deste país tenho a obrigação de cumprir cada umas das leis brasileira eu espero que cada um dos governantes e cidadãos desta pátria façam o mesmo. Meus parabéns ao povo brasileiro e aqueles que não se deixaram levar pelo carisma de uma figura se não que julgarão pelos atos e provas apresentadas. Hoje acabou a era do PT no governo federal, mas não pode ser substituída pelo outro ideal de algum partido político que não seja o ideal do progresso e o bem-estar do povo brasileiro e daqueles que moramos e aportamos o melhor de nós para o Brasil.

Eu que venho de uma família pobre, produto de um sistema político e colônia estabelecido em minha nação por muitos anos sob o império espanhol e há 60 anos sob Estados Unidos da América por meio do medo e a corrupção, e trabalhando com a pobreza no Brasil, sei muito bem que ninguém merece um país assim.     

Peço desculpa ao povo brasileiro pelo meu português, mas não é muito fácil falar e escrever sua língua sendo minha terceira língua em só oitos meses. Mas cada dia me esforço por falar sua língua com tudo o respeito que merece tudo povo em que sua língua seja falada do jeito certo.

Bryan A. Vélez García
Bacherelato Ciência política
Universidade Inter Americana de Porto Rico, 2010

*Esta página reflete apenas a minha opinião e não a opinião da Igreja Episcopal, a Diocese de Puerto Rico ou a Diocese Anglicana do Rio de Janeiro. E representam apenas um reflexo das minhas experiências através da minha experiência de vida no Rio de Janeiro.


Español:


Sin duda hoy es un día triste para la historia del pueblo brasileño. Nadie puede sentirse contento de ver a su vicepresidente asumir la presidencia del país. Las personas esperan que el vicepresidente, que es elegido democráticamente junto al el Presidente de la República tome el poder por causas naturales como la muerte o la enfermedad que no le permite al presidente electo terminar o continuar con sus funciones constitucionales. Sin duda, es un día triste para Brasil, nadie espera que su presidente sea removido del poder debido a la corrupción o a la causa de un delito establecido por la ley.

Pero nadie está por encima de la ley, todos y todas los ciudadanos somos iguales ante la ley. El hecho de ser mujer, el hecho de ser socialista, de ser blanco o negro, demócrata o del partido de los trabajadores no nos hace diferentes ante la ley. Las leyes son para establecer un orden y por tanto establecer el progreso de las sociedades. Muchos hablan de golpe, pero un golpe seria si las autoridades competentes permitieran que sus gobernantes o cualquier uno de sus ciudadanos violen la ley o la constitución sólo porque un grupo de personas le gusten como es él o ella. La constitución de un país y las leyes están hechas para ser cumplidas por todos los ciudadanos, y el presidente es la persona principal que debe cumplir y hacer cumplir con las leyes y la constitución. Muchos incluso hablan del racismo (contra una persona blanca), el machismo y todo ismo para justificar una defensa de los actos realizados en contra de la ley de un presidente en el proceso presidido en el Senado por el Presidente del Tribunal Supremo de Brasil designado bajo la presidencia de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro del Tribunal Supremo y los senadores y diputados electos por el pueblo brasileño democráticamente como elegido fueron electos Dilma Rousseff y Michel Temer a presidente y vicepresidente respectivamente.

La verdad es que hoy es un día triste para el pueblo brasileño y para todos los que acogen el Brasil como su hogar. Pero sigue siendo un día que debe servir para nosotros los ciudadanos a elegir a nuestros líderes por su capacidad, sus ideas y el amor para servir al país, el progreso y la seguridad de cada uno de nosotros, sus ciudadanos. Hoy es un día de caminar juntos para sacar al país de la crisis que atraviesa. No seré brasileño por no tener la dicha de haber nacido en Brasil, pero mi amor y corazón por su este pueblo me hace parte de él. Y como residente de este país tengo la obligación de cumplir con cada una de las leyes brasileñas espero que cada uno de los líderes y los ciudadanos de este país hagan lo mismo. Mis felicitaciones al pueblo de Brasil y los que se no dejaron llevar el carisma de una figura e juzgaron por los actos y pruebas presentadas. Hoy terminó la era del PT en el gobierno federal, pero no puede ser reemplazado por otro ideal de un partido político que no sea el ideal del progreso y el bienestar del pueblo brasileño y los que vivimos en él y aportamos lo mejor de nosotros a Brasil.

Yo que vengo de una familia pobre, producto de un sistema político y colonial establecida en mi nación durante muchos años bajo el imperio español y por 60 años por los Estados Unidos a través del miedo y la corrupción, y trabajando con la pobreza en Brasil, sé muy bien que nadie merece un país así. 

Bryan A. Vélez García
BA Ciencías Políticas
Universidad Interamericana de Puerto Rico, 2010

*Esta pagina refleja solo mi opinion y no la opinion de la Iglesia Episcopal, la Diocesis de Puerto Rico o la Diocesis Anglicana de Rio de Janeiro. Y solo represente una reflexion de mis vivencias a través de mi experiencia de vida en  Rio de Janeiro. 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario